TJ-RS assina contrato com a Fundação Getúlio Vargas e novo edital para juiz pode sair
Assinatura de contrato foi publicada no diário eletrônico do TJ-RS na última segunda (17). Novo edital para carreira na magistratura gaúcha pode ser publicado a qualquer momento.
A terça-feira (18) marcou mais um desdobramento importante e que pode avançar com a publicação de um novo edital para carreira na magistratura. Falamos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS) que anunciou a assinatura de contrato com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) oficializando assim a contratação da banca que será responsável pela realização de um novo edital que irá contemplar a carreira de juiz substituto do TJ-RS.
Veja a confirmação da banca abaixo
Vale lembrar que a seleção, ainda sem data para acontecer, é aguardada ainda para este segundo semestre de 2025. Nisso, após o movimento de assinatura do contrato entre as partes, a publicação do edital agora está em estado de iminência, podendo ser publicado a qualquer momento. De acordo com o tribunal, o concurso deve vir com a oferta de 30 vagas imediatas, além de formar um cadastro reserva e contar com iniciais na faixa dos R$ 30,5 mil para os aprovados. Entre alguns destaques que constam no regulamento é que a seleção contará com etapas como exames de saúde, avaliação psicotécnica, investigação social, prova oral pública e análise de títulos já confirmados. O certame terá validade de até 2 anos, com possibilidade de prorrogação.
Além disso, os candidatos serão avaliados por meio de duas provas escritas, sendo uma discursiva, e a outra uma prova prática de sentença, que será realizada em dois dias sucessivos e consistirá na elaboração de duas sentenças, uma de natureza civil e outra criminal, com base em temas jurídicos previstos no edital. Por fim, vale lembrar que, para investidura no cargo de juiz, é obrigatório possuir nível superior em Direito por, no mínimo, três anos e ainda ter certificado de habilitação de aprovação no Exame Nacional da Magistratura (Enam), que anunciou no último dia 3 de julho, a publicação do seu edital para quarta edição da prova, marcada para o mês de outubro. Além disso, o aprovado na seleção ainda deve comprovar experiência em prática jurídica de, no mínimo, três anos.
Tribunal tem mais um certame para Analista e Técnico em andamento
O mês de novembro, também marca a aplicação das provas objetivas no edital que forma um cadastro reserva para os cargos de Analista e Técnico do TJ-RS, e que conta com iniciais de até R$ 9,2 mil para os aprovados. A seleção, também é organizada pela Fundação Getúlio Vargas e registrou ao todo 45.074 mil inscritos e aptos a comparecer nos locais de provas, marcadas para os dias 23 e 30 de novembro, e que serão aplicadas em oito cidades do Estado.
Resumindo:
Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS)
Cargos: Juiz substituto
Vagas: 30
Escolaridade: Nível superior
Salários: A definir
Inscrições: A definir
Taxa: A definir
Provas: A definir
Banca: Fundação Getúlio Vargas
Estude com a melhor companhia
Você sabia que a partir deste ano, o Exame Nacional da Magistratura (ENAM) passou a ser um requisito obrigatório e qualificador para o carreira de Magistratura? Foi pensando nestes que Ceisc, traz para você, futuro magistrado, o curso mais completo para aqueles que desejam se habilitar para ingressar na carreira mais desejada pelos bacharéis em Direito do Brasil. Conheça o nosso preparatório para o Exame Nacional da Magistratura , e vamos juntos buscar a sua nomeação.
Cursos relacionados

Concursos
ENAM 2026.1 | 5º Exame Nacional da Magistratura | Pré-edital
Cód.: 2041
Notícias relacionadas
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br