Veja a Análise de recursos do TRF-6 - Analista Judiciário - Área Judiciária
Prazo para interposição de recursos contra o gabarito preliminar, se encerra às 18h desta quinta-feira (23).
Aplicada no último domingo, dia 19 de janeiro, o Cebraspe que é a banca responsável pela condução do concurso para o TRF-6, informa que está aberto o período para interposição de recursos contra o gabarito preliminar da prova. Nosso time de professores especialistas está analisando a prova para o cargo de Analista Judiciário - Área Judiciária - Nível Superior. Abaixo, as questões passíveis de anulação até o momento, e conforme a análise do nosso corpo docente identificar novas questões passiveis de recursos, atualizaremos este post.
RACIOCÍNIO ANALÍTICO
QUESTÃO 28: “No raciocínio apresentado a seguir, identifica-se uma falácia denominada generalização apressada...”
GABARITO RECURSO: Certo.
FUNDAMENTO RECURSO: "Eu tive várias crises de asma durante o primeiro semestre do ano passado, tomei vários remédios e não fiquei curado. Quando tomei um xarope que minha avó fez, fiquei curado das crises de asma. Sendo assim, o xarope que a minha avó faz cura asma."
A falácia de generalização apressada ocorre quando uma conclusão ampla é tirada a partir de um número insuficiente de casos ou de experiências isoladas que não são representativas. No raciocínio apresentado, a pessoa baseia sua conclusão - de que o xarope da avó cura asma ´- em uma única experiência pessoal, sem levar em conta outros fatores relevantes, como o contexto médico, científico, ou a possibilidade de outros elementos terem influenciado a melhora, como o tempo ou outros tratamentos.
A conclusão de que "o xarope da minha avó cura asma" é uma generalização apressada porque se baseia em:
Uma única experiência pessoal: um caso isolado não prova a eficácia generalizada de um tratamento.
Ausência de evidências científicas: não há estudos que validem a eficácia do xarope.
Desconsideração de outras possíveis causas: a melhora pode ter ocorrido por outros motivos não relacionados ao xarope.
Portanto, a afirmação inicial está correta. O raciocínio apresentado configura uma falácia de generalização apressada, pois extrai uma conclusão universal ("cura asma") a partir de uma observação particular e isolada.
Sendo assim, solicita-se a alteração do gabarito para CERTO.
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br