Veja o número de vagas por Estado para o concurso do INSS
Escolha sua Gerência Executiva (GEX) através da nosso levantamento detalhado
Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:
Com inscrições abertas até as 23h59min de hoje (04) o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibilizará mil vagas de provimento imediato, e outras 2.373 destinadas para formação de cadastro reserva em todo o Brasil.
Se você ainda não garantiu sua participação no certame, veja as vagas em cada Estado e Gerência Executiva (GEX) correspondentes às cidades que receberão os novos servidores.
Para o nordeste brasileiro, estão destinadas 161 vagas, sendo distribuídas entre as Gerências Executivas (GEX) da seguinte maneira:
Tocantins: 9
Gerência Executiva (GEX)
Nº de vagas
Palmas
9
Rondônia: 23
Gerência Executiva (GEX)
Nº de vagas
Porto Velho
23
Acre: 14
Gerência Executiva (GEX)
Nº de vagas
Rio Branco
14
Amazonas: 28
Gerência Executiva (GEX)
Nº de vagas
Manaus
28
Roraima: 18
Gerência Executiva (GEX)
Nº de vagas
Boa Vista
9
Pará: 61
Gerência Executiva (GEX)
Nº de vagas
Belém
33
Marabá
14
Santarém
14
Amapá: 12
Gerência Executiva (GEX)
Nº de vagas
Macapá
12
Como serão as provas?
As etapas do concurso previstas são prova objetiva para conhecimentos básicos (P1) e conhecimentos específicos (P2), e o curso de formação. As provas terão, respectivamente, 50 e 70 itens. A avaliação seguirá o método padrão do Cebraspe, onde cada alternativa assinalada vale 1 ponto, e será adicionado ao montante final caso esteja de acordo com o gabarito, ou descontada quando em desacordo.
Será reprovado o candidato que obtiver menos de 10 pontos na P1 e 21 pontos na P2, assim como menos de 36 pontos no somatório.
Já o curso de formação é, assim como as provas objetivas, uma etapa com caráter eliminatório e classificatório, possuindo carga horária de 180 horas presenciais, em tempo integral.
A prova, aplicada no dia 15 de maio de 2016, e que teve valor de inscrição de R$ 65,00, continha 120 questões objetivas (50 dedicados a Conhecimentos Básicas; 70 para Conhecimentos Específicos), valendo um ponto cada, e utilizou do conceito de julgamento para a seleção das respostas.
Para tal, foram disponibilizados dois campos: o campo C, a ser preenchido pelo candidato quando o mesmo julgasse que a questão estava correta; e o campo E, quando o postulante ao cargo de Técnico concluísse que a questão estava incorreta.
Outro detalhe do certame é que todas respostas erradas, diante do gabarito, seriam tratadas como pontos negativos, e não ocorreria acréscimo ou decréscimo de pontuação em questões sem resposta. Aos candidatos que obtiveram nota inferior a 10 pontos em Conhecimentos Básicos; 21 pontos em Conhecimentos Específicos; e 36 pontos no conjuntos das provas, foram reprovados.
Em consulta ao histórico de autorizações e provimentos, disponibilizado pela página do Ministério da Economia, foi possível fazer o levantamento do número total de provimentos realizados a partir do último edital.
Todas as 950 vagas disponibilizadas pelo edital de 2015 foram preenchidas entre os anos de 2016 e 2017, através da seguinte lista:
O levantamento é confirmado pela nota técnica mencionada acima, destacando que, além de todas as vagas terem sido supridas dentro do prazo de validade do concurso, à época já havia déficit de pessoal.