Você sente medo de esquecer o conteúdo na hora da prova?
Não deixe o medo de esquecer o conteúdo te atrapalhar na hora da prova. Saiba como lidar com isso no Blog Ceisc.
Muitos estudantes, relatam que mesmo estudando significativamente, parecem não saber o conteúdo e sentem medo de não lembrar do conteúdo na hora da prova. E devemos mencionar que o esquecimento pode surgir em decorrência da insegurança, nervosismo e ansiedade que envolvem este momento tão desafiador. Vamos pensar que o “branco” representa uma nuvem que acaba aparecendo e impedindo que seja possível acessar o seu conhecimento. Esse mecanismo de bloqueio que impede o acesso ao seu conhecimento que está armazenado, só desaparecerá, na medida em que você conseguir manter a calma e concentração na prova. O “branco” significa que o conhecimento está presente, mas que não pode ser acessado devido a pressão e autocobrança sentida pelo momento da avaliação. Por isso, se faz tão necessário buscar se fortalecer emocionalmente, buscando por ajuda especializada de um psicólogo que ajude você a compreender melhor o que está impedindo você de acessar o que aprendeu até o momento.
Diante destes aspectos, sugere-se o seguinte exercício reflexivo:
O seu esquecimento surge pela falta de conhecimento ou pela falta de segurança interna?
Você tende a errar mais os exercícios preparatórios quando está se sentindo inseguro e quando dúvida da sua capacidade de obter a aprovação na prova?
Por isso, se faz tão importante pensarmos em estratégias do que fazer antes da prova:
Alguns fatores que podemos pensar são fundamentais para esse momento de preparação que antecede a prova, iniciando pela organização. É muito importante que você tente organizar a sua rotina e se programar para iniciar os estudos com antecedência.
Dias anteriores a prova, procure realizar atividades que te proporcionem relaxamento: seja ler um livro que você gosta, escutar uma música que provoque uma sensação de bem-estar, fazer uma atividade física e ter um momento de pausa e conexão consigo mesmo. Durante a prova, se bater aquela ansiedade, não tente controlá-la. Ao invés disso, abraça a sua ansiedade, faça as pazes com ela e tente acolhê-la.
Lembre-se que:
As emoções não surgem do “nada” e requerem uma escuta clínica para manejo e possibilidade de compreensão. Busque por ajuda para aprofundar o porque você está se sentindo paralisado frente a prova e entender a origem desses medos, para que assim, você consiga realizar a prova com mais autoconfiança, certificando-se das suas potencialidades.
A grande parte dos obstáculos que existem, são criados pela nossa imaginação e fantasia e não indicam necessariamente que irá acontecer. Aprender a lidar com as suas emoções é primordial para que você consiga realizar a prova se sentindo mais seguro e ciente de que você tem conhecimento sobre ela e que precisa acreditar em você, não alimentando a ideia de que você não está preparado o suficiente. Cuidado com a tendência em subestimar a sua capacidade, sem nem ao menos tentar e arriscar. Acredite em você e se encoraje a atravessar essa experiência, pois afinal, a vivência sempre ensina.
Com carinho, psicóloga Caroline Maria Nunes.
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br