0.00
Concursos

Concurso CNU: confira possíveis recursos

Nossa equipe de professores está analisando a prova e traz possíveis recursos para você

Última atualização em 21/08/2024
Compartilhar:

Com provas aplicadas no último domingo (18) o Concurso Nacional Unificado (CNU) teve seu gabarito preliminar divulgado e deu-se início ao prazo recursal do certame. Os recursos podem ser solicitados no site oficial do concurso até amanhã (21). 

Confira abaixo as questões apontadas pela nossa equipe de especialistas que são cabíveis de recurso.


​​Análise de recursos Concurso Nacional Unificado


BLOCO 04 | TARDE (PROVA 12 - GABARITO 01)


QUESTÃO 16 - “Segundo estudos relevantes na área de Políticas Públicas, as deliberações de conferências de políticas públicas Constitucionais (...)” 

GABARITO RECURSO: (A) demanda rigorosa por prestação de contas para a sociedade sobre os resultados efetivos de sua participação. 


FUNDAMENTO RECURSO: 

Afirmava a questão que, considerando estudos relevantes na área de Políticas Públicas, as deliberações de conferências de políticas públicas constitucionais (como os casos das políticas de saúde e da assistência social) têm mais força na esfera dos órgãos decisórios de âmbito federal, mesmo que tal fato não se reflita na garantia da implementação. Todavia, o processamento dos seus resultados tem sido um desafio para os governos. E questionava uma situação a qual representava um desses desafios no processamento. 


O gabarito preliminar considerou como resposta correta a alternativa C: intervalos curtos entre essas conferências com temáticas semelhantes.

A alternativa correta para a questão é a (A), e não a (C), conforme o seguinte raciocínio:


  • Contexto dos desafios no processamento dos resultados: a questão aborda os desafios enfrentados no processamento dos resultados das conferências de políticas públicas. A opção correta deve refletir um desafio específico que se relaciona com a dificuldade de efetiva implementação e monitoramento das deliberações dessas conferências.

  • Análise das alternativas:

    Alternativa (A): "Demanda rigorosa por prestação de contas para a sociedade sobre os resultados efetivos de sua participação." Esta alternativa reflete um desafio real e significativo enfrentado pelos governos. A necessidade de prestação de contas é crucial para garantir a transparência e o acompanhamento da implementação das políticas públicas decididas nas conferências. A dificuldade em fornecer tais prestações de contas pode comprometer a eficácia das políticas e a confiança da sociedade na implementação das mesmas.

    Alternativa (B): “Integração alta entre as decisões tomadas nas conferências nacionais e as tomadas no âmbito do Congresso Nacional.” Essa alternativa não representa um desafio, mas sim uma situação desejável no processamento dos resultados das conferências.

    Alternativa (C): "Intervalos curtos entre essas conferências com temáticas semelhantes." Embora a realização de conferências com intervalos curtos possa apresentar desafios operacionais, essa alternativa não reflete diretamente um problema central no processamento dos resultados das conferências, mas sim um problema mais relacionado ao planejamento e organização das conferências. Além disso, a alternativa apresenta uma situação que pode inclusive facilitar o processamento dos resultados das conferências.Ademias, o intervalo entre as conferências costuma ser determinado em lei. Veja-se como exemplo as conferências de saúde, que são espaços de participação popular e diálogo entre gestores e sociedade. Realizam-se a cada quatro anos para definição e construção conjunta das políticas públicas do SUS, conforme a lei 8142/1990.

    Alternativa (D): “Articulação forte entre as conferências locais e as conferências municipais”. Essa alternativa não representa um desafio, mas sim uma situação desejável no processamento dos resultados das conferências.

    Alternativa (E): “Existência de boa estratégia de coordenação horizontal entre as diversas conferências nacionais.”.Essa alternativa não representa um desafio, mas sim uma situação desejável no processamento dos resultados das conferências.

    Relevância e adequação ao contexto: a alternativa (A) é mais relevante ao discutir o processamento e implementação dos resultados das conferências. A prestação de contas rigorosa é um elemento fundamental para o acompanhamento e sucesso das políticas públicas. Os governos frequentemente enfrentam desafios significativos em demonstrar resultados concretos e transparência, o que pode impactar diretamente a eficácia das políticas. Portanto, a alternativa (A) é a que melhor representa um desafio real enfrentado pelos governos no processamento dos resultados das conferências de políticas públicas. Logo, equivoca-se a banca organizadora ao dar a alternativa (C) como correta. Solicita-se, portanto, a revisão da questão e a alteração de gabarito para a alternativa (A).



QUESTÃO 35 - “Levando-se em consideração as exigências do mundo moderno, em que as empresas buscam uma produtividade cada vez maior para atender demandas do mercado (...)” 


GABARITO RECURSO: (D) Cognitiva 


FUNDAMENTO RECURSO: 

A banca apresenta como gabarito a alternativa E de Ergonomia física, porém a ergonomia física é o estudo da relação entre as atividades desempenhadas pelos profissionais no ambiente de trabalho e as características anatômicas da pessoa, como a fisiologia, antropometria e biomecânica, portanto não se adequa ao enunciado. A Ergonomia cognitiva é uma disciplina dedicada à compreensão e adaptação de fatores que influenciam processos mentais. Essas dinâmicas têm efeitos sobre a concentração, memória, atenção, percepção, tomada de decisões, entre outras capacidades. 


A Ergonomia Cognitiva é um campo de aplicação da ergonomia que tem como objetivo explicitar como se articulam os processos cognitivos face às situações de resolução de problemas nos seus diferentes níveis de complexidade. Assim, requer a anulação da questão ou alteração do gabarito para alternativa D. 


QUESTÃO 37 - “A multicausalidade das doenças relacionadas ao trabalho pode ser um fator de dificuldade para estabelecer a relação dessas doenças com a exposição ocupacional (...)” 


GABARITO RECURSO: anulação. 

FUNDAMENTO RECURSO: 

A banca apresenta como gabarito a alternativa C, porém a alternativa A também está correta. O mesotelioma é um câncer do mesotélio, membrana que cobre e reveste o interior das paredes torácica e abdominal. A doença é causada pela inalação de asbesto (também conhecido como amianto, seu nome comercial) e não tem relação com o tabagismo. O asbesto faz parte de uma família de compostos naturais usada em materiais de construção civil e naval, na indústria automobilística e em alguns produtos têxteis, por isso sua relação com a indústria naval. Assim, requer a alteração do gabarito para alternativa A ou anulação da questão por ter duas respostas. 


QUESTÃO 39 - “A sobrecarga do trabalho é uma das dimensões mais importantes para avaliar estresse ocupacional. (...)” 


GABARITO RECURSO: (A) Ter dificuldade em manter o equilíbrio entre o trabalho e outras atividades pessoais. 


FUNDAMENTO RECURSO: 

A questão aponta como gabarito a letra D, mas na realidade a resposta mais adequada é a letra A já que indica que quando um trabalhador está sobrecarregado, é comum que ele enfrente dificuldades em sua vida e atividades pessoais, aumentando o nível de estresse ocupacional. O impacto da sobrecarga é justamente em cima das atividades pessoais, prejudicando lazer, convívio com a família e demais aspectos. <br> <br>Assim requer a anulação da questão ou alteração do gabarito para letra A.


_________________________________________________________________________________ 




BLOCO 07 | TARDE (PROVA 15 - GABARITO 02) 


QUESTÃO 10 - “Considere um projeto que tem como objetivo implantar um novo módulo no sistema de automação industrial de uma empresa de veículos (...)”

GABARITO RECURSO: ANULAÇÃO 

FUNDAMENTO RECURSO: É possível escalar, prevenir, transferir, mitigar ou aceitar o risco. Mitigar é reduzir o risco de forma proativa, atuando para minimizar suas probabilidade de ocorrência ou seu potencial impacto. Segundo o PMBOK: "A ação de mitigação antecipada é quase sempre mais efetiva do que tentar reparar o dano depois que a ameaça ocorreu."

B - renegociar orçamento é escalar o risco. 

C - fundo de reserva é aceitar o risco.

D - seguro é transferir o risco. 

Sobram as alternativas A e E, que, da forma como estão escritas, deixam margem para interpretação. Elas podem ser consideradas certas ou erradas, dependendo do grau de rigor na análise. Considerando o risco de não realizar atividades externas devido à chuva: 


A) Programação da atividade em datas com menor probabilidade de chuvas e tempestades, dependendo das informações meteorológicas monitoradas ao longo do período de execução do projeto. 

É a alternativa que mais faz sentido. Está certo porque atua para reduzir a probabilidade de ocorrência do risco. Não se pode evitar a chuva, mas pode-se programar ações em datas com menor chance de chover.Estaria errado porque mexe no cronograma, que é mexer no plano de gerenciamento, que poderia ser considerado "evitar o risco".


E) Monitoramento das condições climáticas para o período de execução da atividade e execução de um plano de contingência para construção de uma cobertura temporária no pátio externo com proteção contra chuvas e alagamento, caso fosse necessário. 

Não faz tanto sentido quanto a A, mas estaria certo porque reduz o impacto da chuva. Porém, o PMBOK associa o Plano de Contingência com a estratégia de Aceitar o risco, pois nada é feito proativamente. Só seria construído "caso fosse necessário", ou seja, se a chuva deixar de ser risco (incerto) e se tornar evento certo. Conforme PMBOK 7 - "Aceitar ativamente um risco pode incluir o desenvolvimento de um plano de contingência que seria acionado se o evento ocorresse."


0

Notícias relacionadas

Concursos

Confira o gabarito extraoficial do Concurso Nacional Unificado!

Prova foi aplicada em todo o Brasil no último domingo, dia 18 de agosto.

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Leo Kraether, 2900 

Country - CEP: 96824-400
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

São Paulo

 

Rua Maestro Cardim, 1170, 2º Andar

Liberdade - CEP: 01323-001

icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89

Desenvolvido por

multti