Em entrevista, Ministra da Gestão prevê nova edição do CNU em 2025!
Governo Federal estuda possibilidade de repetir o Concurso Nacional Unificado no próximo ano.
Novidades para quem perdeu o prazo para se inscrever no Concurso Nacional Unificado (CNU) mas que segue de olho em futuras oportunidades nas seleções federais. Tudo porque em declaração ao canal de notícias CNN, a Ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, disse ao programa CNN Entrevistas que pode haver uma nova edição do “Enem dos Concursos” em 2025, e que o governo ainda estuda a possibilidade. Confira o trecho da entrevista aqui.
Segundo a ministra a ideia é de que uma nova edição possa ser replicada já em 2025. Ainda de acordo com Dweck, o governo federal ainda não definiu o ritmo do exame, mas a ideia é de que ele passe a ser o novo modelo de entrada no setor público federal. Vale lembrar que a data da primeira prova do exame neste ano precisou ser adiada por conta da situação de calamidade no estado do Rio Grande do Sul em decorrência das chuvas. O exame está marcado para o dia 18 de agosto. Um novo cronograma de atividades da seleção é aguardado para os próximos dias.
Novos concursos federais devem ser autorizados em julho
Outra boa notícia para os concurseiros, foi a confirmação por parte da ministra, de que mais vagas para concursos federais serão autorizadas até o começo deste mês de julho. A decisão de ocorrer ou não um novo exame no ano que vem vai depender, segundo a ministra, dos órgãos que tiverem vagas abertas.
Sobre o Concurso Nacional Unificado
O objetivo do CNU, idealizado e coordenado pelo Ministério da Gestão, é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.
A prova do Concurso Nacional Unificado, que após ser adiada por conta das enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul, será aplicada no próximo dia 18 de agosto em 228 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação. Um novo cronograma com a sequência das atividades do CNU deverá ser divulgado nos próximos dias.
Cronograma para o Concurso Nacional Unificado:
Publicação do Edital: 10/1/2024
Inscrições: ENCERRADAS
Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024
Divulgação dos Cartões de Confirmação: 29/04/2024
Aplicação das Provas: 18 de agosto
Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: A definir
Divulgação Final dos Resultados: A definir
Início da Convocação para posse e Cursos de Formação: A definir
Foco na reta final da sua preparação!
Após o adiamento da prova para o Concurso Nacional Unificado, você sabia que ainda dá tempo de turbinar a sua preparação para aquele que será o ‘Enem’ dos concursos? Conheça os nossos preparatórios completos para os blocos 4, 7 e 8 do Concurso Nacional Unificado e vamos juntos buscar a sua nomeação!
Cursos relacionados
Concursos
CNU | Concurso Nacional Unificado | Bloco 04
Cód.: 1191
Concursos
CNU | Concurso Nacional Unificado | Bloco 07
Cód.: 1190
Concursos
CNU | Concurso Nacional Unificado | CG + Bloco 08
Cód.: 1099
Notícias relacionadas
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br