Ministério da Justiça pressiona MGI por autorização de novo edital para Polícia Federal
Em reunião realizada na última quinta-feira (31), Ministro da Justiça cobrou publicamente por um novo edital da PF.
Edital aguardado pelos concurseiros ávidos por concursos federais para as forças de segurança, o concurso para Polícia Federal está entre os mais aguardados nos últimos anos. Entre os mais recentes pedidos de autorização já encaminhados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, junto ao Ministério da Gestão, a solicitação mais recente, acabou sendo um pedido direto por parte do Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
Em reunião realizada na tarde da última quinta-feira (31), com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o mandatário da pasta da justiça cobrou diretamente o MGI para realização de um novo edital para Polícia Federal o mais breve possível. Confira a declaração do ministro na íntegra aqui.
Segundo Lewandowski, o efetivo da Polícia Federal, que já teve 15 mil policiais, está com cerca de 13 mil servidores, atualmente. O déficit de aproximadamente, 2 mil policiais tem impactado diretamente as atividades da instituição, que é responsável pela segurança de portos, aeroportos, terras indígenas, entre outros.
Vale lembrar que recentemente, a Polícia Federal entrou com outro pedido para mais uma seleção que contempla cargos na esfera administrativa da PF, que se aprovadas somam 789 vagas. Nisso, caso os dois concursos solicitados obtenham a aprovação por parte do MGI, somadas as vagas os dois editais colocarão mais de 2,5 mil vagas em disputa.
Polícia Federal soma mais de 1,8 mil cargos vagos
No documento encaminhado junto ao MGI no início deste mês, a Polícia Federal também destacou o número de cargos vagos atualmente na corporação, o que reforça a necessidade de um novo concurso, o que não acontece desde 2021. Ao todo, somadas as carreiras de delegado, perito, agente, escrivão e papiloscopista, a corporação tem um déficit de 1,8 mil servidores.
Veja o quantitativo de cargos vagos na Polícia Federal
Último concurso para Polícia Federal foi realizado em 2021
Realizado em 2021, o último certame para a Polícia Federal foi organizado pelo Cebraspe que foi a banca contratada para comandar os trabalhos. O concurso ofertou 1.500 vagas para as carreiras de Delegado (123 vagas), Agente (893), Escrivão (400) e Papiloscopista (84). A divulgação dos aprovados foi homologada no último dia 16 de setembro, com o prazo de validade do edital sendo valido por seis meses, vencendo em março deste ano. Em caso de prorrogação, o que é um desejo do Ministério da Justiça, o certame ficará vigente até setembro de 2023.
Foco na sua nomeação em 2024!
Com uma série de concursos previstos para um ano que promete ser intenso, sabia que você pode sair na frente na sua preparação? Conheça os nossos cursos e vamos juntos buscar a sua nomeação em 2024!
Cursos relacionados
Concursos
COMBO PF + PRF (Nível Superior)
Cód.: 1314
Concursos
PF | Agente e Escrivão de Polícia
Cód.: 1313
Concursos
PF | Agente Administrativo
Cód.: 661
Notícias relacionadas
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br